Sucesso

3

Os Três Motivos Das Suas Péssimas Decisões Nos Negócios

Em muitos casos, o seu sucesso nos negócios se resume a não fazer besteira.

Nem sempre você vai conseguir criar ou produzir algo genial. Quando não for possível, resta apenas uma opção: não faça m%&*a.

Toda besteira que você fizer tem sua origem em uma péssima decisão que você tomou. E cada péssima decisão foi causada por um ou mais dos três fatores que vou apresentar pra você agora, em ordem progressiva de importância.

Continue lendo

Para fracassar, visualize o sucesso

Se você anda lendo qualquer livro de auto-ajuda nesses últimos tempo, você sabe com certeza que a visualização positiva é uma prática louvada e aprovada para o sucesso. É óbvio.

Só que não é.

Na última publicação do Journal of Experimental Social Psychology, Heather Kappes e Gabriele Oettingen propõem que a visualização não só é ineficaz como anti-produtiva. Supostamente, a ferramenta que deveria ajudar nos prejudica.

Continue lendo

O diferencial da excelência

Já se perguntou qual é a diferença que faz a diferença naqueles que produzem resultados excepcionais nos esportes, nos negócios, na comunicação e nos demais ramos?

Quer saber da resposta? Tá certo, vou contar…

As pessoas que produzem resultados excepcionais têm um reconhecimento superior de padrões.

Um jogador de basquete que é um ótimo defensor tem um reconhecimento superior dos padrões de movimento dos jogadores adversários. Ele sabe intuitivamente que, quando ele vê um determinado músculo do ombro do atacante se mexendo, o adversário se prepara para tentar driblá-lo.

Um vendedor que se destaca pelo número de novos clientes que ele adquire tem um reconhecimento superior dos padrões de expressões faciais e intonações dos seus prospectos. Ele sabe intuitivamente, a partir de uma pequena tosse, o levantar de uma sobrancelha ou o movimento contínuo do pé, onde se encontra o prospecto na sua decisão de comprar. Com essa informação, ele consegue antecipar e atender as necessidades emocionais do seu futuro cliente antes que este se dê conta do próprio estado.

Um professor que se destaca pelo seu dinamismo na sala de aula tem um reconhecimento superior dos padrões de atenção de seus alunos. Ele percebe pela postura dos alunos onde está o seu nível de energia e acelera ou reduz o seu ritmo dependendo do efeito que quer produzir.

Em qualquer ramo, o segredo da excelência se encontra na detecção de padrões. O que você pode fazer para desenvolver essa capacidade fundamental?

3 estratégias para desenvolver a sua capacidade de detecção de padrões

1. Leia rapidamente pelo menos 30 livros sobre o ramo no qual você quer se tornar mais hábil. Nas leituras, preste atenção aos temas e às idéias que se repetem de um autor para o outro. Isso indica áreas onde existem padrões.

2. Coloque-se na presença de uma pessoa que produz o resultado excepcional e observe os elementos que ficam se repetindo no seu comportamento.

3. Assista no mínimo 40-50 vídeos que demonstrem o comportamento excepcional que lhe interessa. Observe o que se repete no comportamento todas as vezes.

Todo comportamento que é consistentemente superior e excepcional é padronizado. O segredo, para adquirí-lo, é absorver e depois detectar este padrão de excelência. Num artigo subsequente, ensinarei como absorver estes padrões de excelência de forma inconsciente.