Superar O Medo: A Fórmula de Anthony Robbins

Todo empreendedor que se preza enfrenta constantemente o medo do fracasso. Por isso, é fundamental que aprenda a superar o medo.

E se existisse uma fórmula simples para você superar o medo o fracasso todas as vezes que fosse preciso durante sua carreira?

Essa fórmula existe. E é baseada na ciência.

O maior jogador de hockey da história, Wayne Gretzky, deixou uma frase que ficou famosa nos círculos empreendedores da América do Norte:

Wayne Gretzky

O que Gretzky não contou é que você vai se arrepender bem mais dos gols que não tentou fazer do que aqueles que tentou fazer mas não conseguiu.

Como superar o medo do fracasso na cadeira de balanço

Aqueles que me conhecem sabem que sou aluno assíduo de Anthony Robbins. Há 20 anos que estudo com ele e já participei de todas as suas formações presenciais.

Durante o evento Life Mastery em Kona, no Havaí, no qual participei no ano 2000, Tony compartilhou conosco o seu melhor conselho para superar o medo do fracasso.

mark-twainSempre que ele hesita em fazer ou experimentar algo que lhe causa medo ou apreensão, ele faz o que chama do seu “teste da cadeira de balanço.”

Como funciona?

Ele se imagina aos 85 anos de idade, sentado na sua cadeira de balanço, olhando pra trás e pensando sobre a sua vida.

Nesse momento, ele se pergunta: “Será que eu me arrependeria mais de ter superar o medo e feito o que me deu medo ou de não ter feito?”

Ele usou como exemplo o momento em que ele teve vontade de aprender a pilotar helicópteros. Disse que, sentado na cadeira de balanço, se sentiria melhor de ter tentado aprender em vez de presumir que levaria tempo demais.

“E se você nunca tivesse aprendido? E se tivesse se entregue a todos esses medos? Olho para minha vida a partir da perspectiva dos meus 85 anos e me dou conta que teria perdido tudo isso.”

A premissa deste exercício de reflexão é que nos arrependeremos mais de não ter tentado do que de ter tentado e ter errado.

Os psicólogos têm investigado o assunto

Há pelo menos vinte anos que psicólogos pesquisam esta questão. Pelo visto, parece que o teste da cadeira de balanço de Anthony Robbins está baseado em um fenômeno legítimo.

A dupla de psicólogos Victoria Husted Medvec e Thomas Gilovich levantou em 1994 a hipótese de que, agir suscita mais arrependimento a curto prazo, mas deixar de agir provoca mais arrependimento a longo prazo.

Em 2011, Neal Roese e Mike Morrison publicaram uma pesquisa que aponta descobertas parecidas. Enquanto as pessoas podiam se arrepender tanto por ter agido como por não ter agido, a tendência era que o arrependimento por não ter feito nada estava associado a um prazo maior do que por ter agido.

Faz-Nao-Faz

Superar o medo

“Martin, como faço para abafar o medo que sinto de fazer algo diferente?”

Respondi pra ele: “É simples. Você não tenta abafá-lo. Ter coragem não significa eliminar o medo. Significa agir sentindo o medo.”

Na verdade, é impossível eliminar ou se livrar do medo. Você precisa aprender a dançar com ele.

Ele então me perguntou:

“O que é o medo pra você?”

Pensei por um segundo e respondi: “É um parceiro de viagem…”

Fica a pergunta…

O que vai fazer essa semana para se aproximar da fronteira da sua zona de conforto?

É bem aí que vai começar a dançar com seu medo.

É nesse ponto que vive a maior emoção de viver.

Martin Messier
 

Martin Messier é Canadense e mora no Brasil desde 2003. É CEO do grupo Toca da Empada, que fatura 7 dígitos anualmente. Ajudou empreendedores do mundo todo a focar seus negócios, desenvolver estratégias de crescimento e levá-los a faturamentos de 5 e 6 dígitos mensais.

Clique Aqui Para Deixar Um Comentário Abaixo 8 comentários