Michael Phelps Incrível! A Fórmula de Sucesso do Campeão Olímpico

Michael Phelps é o MAIOR campeão Olímpico de todos os tempos, incontestado.

Costumo dormir cedo. Nos últimos dias, entretanto, não consegui.

Por que?

Todas as semi-finais e finais de natação acontecem às 11:40 da noite. Isso significa apenas uma coisa: Michael Phelps está arrecadando medalhas, e eu não posso perder esse show.

Na quinta-feira a noite, no dia 11 de agosto, Michael Phelps conquistou sua 22a medalha de ouro na competição de 200 metros medley. Phelps, voltando de sua aposentadoria para uma última rodada de Jogos Olímpicos, chegou motivado pra vencer.

Os três fatores chaves do sucesso de Michael Phelps

Todos que já estudaram Phelps concordam em um ponto: ele é um dos atletas mais avantajados fisicamente para sua disciplina escolhida. Porém, muitas pessoas tem dons e talentos naturais e não chegam nem perto do nível de sucesso que Phelps continua vivenciando.

Identifico três fatores chaves que contribuiram para ele alcançar os resultados fenomenais que conseguiu na sua carreira — que ainda não acabou:

  1. Ter uma predisposição genética para nadar
  2. Descobrir essa predisposição cedo
  3. Ter a disciplina necessária para desenvolver ao máximo sua predisposição

Neste artigo, quero explorar com você o terceiro fator. Phelps empregou com consistência métodos para definir metas, visualizar sua performance e se preparar para qualquer situação de competição. Com essa disciplina, soube se posicionar para ter sucesso.

Então, como é que o homem peixe faz o que faz?

Vamos analisar passo-a-passo os elemenos da Fórmula de Sucesso Michael Phelps.

1. Defina objetivos absolutos

Durante uma entrevista na televisão nacional americana, Phelps compartilhou uma lista de objetivos que definiu aos oito anos de idade:

Objetivos de Michael Phelps aos oito anosVou traduzir a ficha para o português:

“Metas de Michael

Eu gostaria de ir para as Olimpíadas.

Eu gostaria de ir para as competições juniores em pelo menos uma modalidade.

[Em seguida, ele especifica os tempos que quer conseguir em três modalidades para três competições futuras.]

Eu vou realizar esses objetivos me concentrando muito, trabalhando muito e aparecendo em todos os treinos.”

Michael Phelps tem agora em sua posse 26 medalhas. Observe a precisão de seus objetivos quando criança. O seu sucesso é em grande parte fruto da sua abilidade de definir objetivos. São formulados em termos de tempos específicos para competições e modalidades.

Note bem que os objetivos não são do tipo “ganhar uma medalha de ouro”. Ganhar uma medalha é um objetivo relativo ao desempenho de outros competidores. Ao definir os objetivos em termos de tempo, que é um parâmetro absoluto, a medalha se torna inevitável.

Michael Phelps avalia seu desempenho diariamente, comparando seus resultados aos seus objetivos especificados.

Ele disse: “Estampo meus objetivos em algum lugar onde possa vê-los com facilidade. Quando eu saio da cama eu sei que estou acordando para trabalhar no que quero realizar.”

Na sua vida e no seu negócio

Quer se motivar? Quer despertar seu potencial? Quer sentir progresso com consistência? Estabeleça objetivos que assustem, motivem ou obriguem você a sair de sua zona de conforto. E defina esses objetivos de forma absoluta, não relativa.

2. Visualize

Quando Michael Phelps era garoto, seu treinador Bob Bowman lhe ensinou a assistir “o vídeo”.

O que era “o vídeo”?

Era a visualização mental da competição perfeita. Michael se imaginava nadando perfeitamente do começo ao fim da competição, avaliando seus concorrentes e revisando cada mínimo detalhe. Por exemplo, ele imaginava até a água pingando de seu nariz.

Visualização de Michael PhelpsNo final de cada treino, Bowman dizia para Phelps ir para a casa e assistir “o vídeo”.

Seu treinador o estimulou a tornar essa prática em hábito. Michael Phelps a emprega até hoje.

O dia antes de uma competição, ele se vê a partir de vários pontos de vista. Ele se percebe a partir do seu próprio ponto de vista nadando na água, a partir do ponto de vista de seus concorrentes e a partir de quem está assistindo a competição na arquibancada.

Essa prática contribuiu muito para impulsioná-lo para o sucesso.

Na sua vida e no seu negócio

  1. Imagine o resultado que deseja em mente.
  2. Imagine o resultado nos mínimos detalhes.
  3. Imagine o resultado a partir da perspectiva de todos os stakeholders, olhando todos os ângulos: proprietário, colaboradores, clientes, investidores.

Quer realmente tirar proveito da visualização na sua vida e no seu negócio?

Existem 8 passos a seguir para conseguir os melhores resultados com o menor esforço na visualização.

Clique aqui para aprender os 8 passos da visualização de Michael Phelps em detalhes.

3. Prepare-se para qualquer situação

Em 2008, durante os Jogos Olímpicos de Pequim, os óculos de Phelps quebraram no início da final dos 200 metros borboleta.

Oculos Michael Phelps

Imagine o que seria perder sua visão no meio de uma competição Olímpica! A mera ideia seria o suficiente para gerar pânico em qualquer mortal.

Não para Michael Phelps.

Apesar do ocorrido, ele seguiu em frente.

Como?

Ele já tinha se preparado mentalmente para essa situação. Por isso, não teve poder sobre ele.

Através da visualização, Phelps se prepara religiosamente para qualquer situação ou ocorrência que possa acontecer durante uma competição. Michael Phelps se prepara para toda situação, boa ou ruim, imaginando e revisando o que pode acontecer e montando uma abordagem para cada possibilidade.

Na sua vida e no seu negócio

Não pense em nada em termos de “dar certo” ou “dar errado”. Pense em tudo em termos de acontecimento. Imagine o caminho pela frente e todas as possibilidades que pode encontrar durante o trajeto. Projete como vai lidar com todas as possibilidades. Com essa prática, não existirá mais o inesperado. Você terá se preparado para qualquer eventualidade.

4. Itere a partir dos seus erros

O treinador de Michael Phelps, Bob Bowman, lhe ensinou que um atleta não deve se concentrar no resultado. Ele deve se concentrar no processo.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, Chad Le Clos pôs fim à série de vitórias de Michael Phelps. Le Clos o derrotou por 0,05 segundos na modalidade predileta de Phelps: o 200 metros borboleta.

Chad Le Clos derrota Michael Phelps em Londres

Depois da derrota, Michael estudou o vídeo da competição e identificou onde tinha cometido erros, e o que precisava modificar na sua abordagem.

Antes da Olimpíada do Rio de Janeiro, Phelps declarou: “Observei muita coisa que fiz errado nessa competição. Não vou fazer isso de novo. Acho que estou bem mais preparado desta vez.”

De fato, estava.

Dessa vez, detonou seus concorrentes no 200 metros borboleta e acrescentou mais uma medalha de ouro ao seu acervo. Chad Le Clos ficou só assistindo.

Michael Phelps vencendo. Chad le Clos assistindo.

Na sua vida e no seu negócio

Lembre que o seu processo é que conduz ao resultado que deseja. Portanto, concentre-se no seu processo. Um erro simplesmente aponta uma falha no seu processo. Analise o que deve melhorar no seu processo. Corrija os erros e volte a agir.

5. Imunize-se contra desempenhos medíocres

Phelps afirma que não importa se vence ou perde. Por enquanto que ele persegue seus objetivos com tudo que tem, nunca fracassa.

Michael-Phelps-Mistakes

Depois de ter perdido a competição de 200 metros borboleta para Chad Le Clos nos Jogos Olímpicos de Londres, Michael Phelps disse: “Sei que não fracassei. Não importa se você não alcançar o que queria. Você nunca fracassa quando vai atrás de seus objetivos com tudo que tem.”

Sempre que ele souber que deu o seu melhor, que treinou, que visualizou, que se preparou e que entregou tudo que tinha, Michael Phelps não fica pensando numa competição que perdeu.

Na sua vida e no seu negócio

Você está dando o seu melhor na busca da sua visão e dos seus resultados? Esqueça os resultados aquém do que esperava. O que importa é que você está agindo, que está em movimento, que está comprometido com seu objetivo. Lembre do primeiro passo da Fórmula Michael Phelps: o seu objetivo é absoluto. Não existe fracasso. Você simplesmente ainda não alcançou seu objetivo.

6. Seja consistente.

A única forma de alcançar resultados expressivos é com tempo e esforço.

Como disse no início, Michael Phelps foi abençoado com uma predisposição genética para prevalecer na natação. Ele também descobriu cedo qual era seu talento predominante.

Michael Phelps com seu treinador Bob Bowman

Sem seu compromisso e sua disciplina, ele nunca teria alcançado esse nível de sucesso.

São poucos movimentos, que foram repetidos milhões de vezes, com consistência absoluta.

Durante uma entrevista, seu treinador Bob Bowman compartilhou que Michael Phelps tinha treinado 365 dias por ano durante seis anos para se preparar para a Olimpíada de Atenas de 2004. Afirma que Michael treinou no dia de Natal, no Ano Novo e no seu aniversário, mais do que qualquer pessoa que conheça em qualquer área de atuação na vida.

Dentro e fora da água, Michael Phelps sempre agiu com tenacidade para realizar sua visão.

Na sua vida e seu negócio

O que aconteceria se você repetisse uma rotina simples, diariamente, com consistência inabalável? Acha que seria capaz de produzir resultados incríveis? Pode apostar que sim. O segredo do posicionamento é executar com perfeição algo simples, na hora que precisa.

Seja para tocar piano, correr, vender produtos, falar em público, produzir resultados financeiros, redigir projetos, ou qualquer outra atividade, a repetição é a mãe da habilidade. Onde o foco vai, a energia vai. Onde a energia vai, as coisas crescem.

O legado de Michael Phelps

Michael Jordan com Michael PhelpsMichael Phelps está na sua última Olimpíada. Ele nos deixa um exemplo de excelência e a saudade de um competidor talvez só igualado em intensidade pelo seu ídolo, Michael Jordan.

Poucos nascem tão predispostos geneticamente para uma atividade quanto Michael Phelps é predisposto para a natação.

Porém, como vimos, essa predisposição é apenas um dos três fatores fundamentais para seu sucesso. Dos três, o mais importante é a disciplina com a qual perseguiu a visão que estabeleceu para si desde os oito anos de idade.

Talvez o maior segredo seja de você aplicar sua força de vontade à sua mente, não às suas ações. Guie sua mente e permita que ela guie você ao sucesso.

Uma pergunta pra você…

Dos 6 elementos da Fórmula Michael Phelps, qual você acha que vai fazer a maior diferença para seus resultados?

Deixe sua resposta nos comentários.

BONUS: Aprenda a visualizar como Michael Phelps

Quer realmente tirar proveito da visualização na sua vida e no seu negócio? Existem 8 passos a seguir para conseguir os melhores resultados com o menor esforço na visualização.

Clique no botão abaixo para aprender os 8 passos da visualização de Michael Phelps em detalhes.

QUERO VISUALIZAR COMO O MICHAEL PHELPS
Martin Messier
 

Martin Messier é Canadense e mora no Brasil desde 2003. É CEO do grupo Toca da Empada, que fatura 7 dígitos anualmente. Ajudou empreendedores do mundo todo a focar seus negócios, desenvolver estratégias de crescimento e levá-los a faturamentos de 5 e 6 dígitos mensais.

Clique Aqui Para Deixar Um Comentário Abaixo 4 comentários