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Como Eu Montei Um Negócio Milionário Com A Fórmula Paula Fernandes

O dia 25 de dezembro de 2010 foi um divisor de águas na carreira de Paula Fernandes. Na noite de Natal, ela subiu ao palco com Roberto Carlos em Copacabana e cantou para milhares de fãs que ainda não a conheciam.

A partir deste momento, a carreira de Paula Fernandes entrou em modo Super Aceleração Turbo (isso é a nomenclatura oficial).

Confira no gráfico científico abaixo:

Viu como funcionou a dinâmica de crescimento?

Na primeira fase de sua carreira, muito trabalho, muito tempo, pouco crescimento de fãs. Depois do show com Roberto Carlos, pouco trabalho, pouco tempo, crescimento astronômico do número de fãs.

Isso sem mencionar o crescimento do cachê. Paula Fernandes passou de um cachê de R$30.000 por show para R$250.000 por show.

Nada mal, hein?!

O que aconteceria com seu negócio ou com a empresa na qual você trabalha se você alavancasse a Fórmula de Paula Fernandes? Será que você aguentaria a velocidade do crescimento?

O princípio por trás da Fórmula Paula Fernandes

Muitas artistas, para chamar a atenção para seu trabalho, tentam chamar outras artistas famosos para fazer participações especiais nos seus discos. Acreditam que, ao incluir uma pessoa já famosa no trabalho, conseguirão chamar a atenção de um público maior.

Esse raciocínio é falho.

O objetivo destes artistias não deveria ser trazer um artista famoso para seu disco ou show. Ao invés, deveriam tentar entrar no disco ou no show de um artista famoso.

Ao trazer um artista famoso para seu disco, continuam tentando chamar a atenção para si. Quando entram no trabalho de um artista já famoso, alavancam naturalmente uma massa de atenção já presente no mercado.

Foi o que aconteceu quando Paula Fernandes subiu ao palco com Roberto Carlos. Com sua carreira de muitas décadas, Roberto Carlos já comanda uma atenção imponente do público brasileiro. Paula Fernandes apenas se posicionou diante dessa atenção já existente e o resto aconteceu sozinho. Passou a ser contratada constantemente com cachês invejáveis.

Tudo isso, do dia pra noite.

Como apliquei a Fórmula Paula Fernandes no meu negócio

O engraçado nisso tudo é que apliquei a Fórmula Paula Fernandes antes dela no meu próprio negócio. E a vantagem maior ainda é que a oportunidade caiu no meu colo sem que eu prevesse o que ia acontecer. Vou lhe contar como tudo aconteceu.

Em 2007, estava trabalhando com a principal agência de design de São Luis, a Quadrante Design, para a elaboração da marca da minha empresa (a Toca da Empada). Um dos sócios da agência, Júnior Ramos, percebeu que nosso trabalho poderia agregar valor para outro cliente seu, a Potiguar, que é líder de mercado na cidade de São Luis em materiais de acabamento para o lar. Na época, a empresa terceirizada que oferecia o serviço de lanchonete estava saindo da Potiguar. Júnior estabeleceu o contato com o proprietário da empresa. Apresentamos nossa proposta e nosso produtos para ele e ele nos ofereceu de ocupar o espaço da lanchonete.

No dia 15 de outubro de 2007, inauguramos a Toca da Empada na Potiguar.

A parceria nos permitiu crescer rapidamente no mercado e oferecer à Potiguar um diferencial estratégico no mercado: nenhum outro Home Center da área tinha uma lanchonete tão única quanto a Toca da Empada era na época.

Apesar de receber convites de empresas concorrentes no decorrer dos anos, sempre considerei a parceria com a Potiguar essencial ao sucesso de ambos. Por isso nunca os aceitei.

Como você pode aplicar a Fórmula Paula Fernandes à sua empresa

Segue o passo-o-passo do que precisa fazer para alavancar esse processo poderoso para sua própria empresa ou qualquer negócio que queira ver crescer.

1. Identifique um negócio já estabelecido, com um público interessante, que poderia agregar mais valor aos seus clientes com sua oferta.

No caso de Paula Fernandes, o negócio já estabelecido era Roberto Carlos. O Rei tem público não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Com sua presença constante na Globo no decorrer dos anos, não há esquina do Brasil que Roberto Carlos não tenha alcançado.

Quem é o seu cliente ideal?

Se você já tiver um perfil definido para o tipo de cliente que você quer atrair, essa é a hora de botar esse modelo em jogo.

Que outra empresa em outro ramo atende esse cliente ideal?

Dê uma observada no seu mercado. Que outra empresa esse cliente frequenta? Verifique se existe um grupo no Facebook de indicações das empresas locais. Caso esse grupo exista, entre nele e explore as postagens sobre empresas locais. Quem está encantando? Quem está desagradando? Quem está postando? Sonde tanto as empresas como os formadores de opinião que estão postando.

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Caso esse grupo não exista, hora de colocar seu chapéu de empreendedor! Crie o grupo agora mesmo! Nada melhor do que estar no controle de um grupo destes. Dessa forma, será o primeiro a saber se alguém falar bem ou mal da sua empresa.

Que valor complementar sua empresa poderia oferecer a essa empresa?

A parceria só vale a pena se você pensar em agregar valor. Como sua empresa pode agregar valor à experiência do cliente do seu parceiro? Se você conseguir desenvolver uma proposta de valor clara para o cliente do seu parceiro, unir as forças poderá propulsar as duas empresas adiante.

Paula Fernandes tinha juventude, beleza e femininidade a oferecer ao público de Roberto Carlos. Com certeza um bom complemento para o show do Rei!

2. Consiga um padrinho

Para quem está de fora, o padrinho de Paula Fernandes foi Roberto Carlos.

Se chegar mais perto do negócio vai descobrir que, na verdade, o padrinho é outro.

Quem agenciou a participação de Paula Fernandes no show de Roberto Carlos foi o Leonardo, cuja empresa Talismã Music agenciava a cantora desde 2008. Leonardo foi o grande responsável pelo acontecimento.

No caso da minha empresa, o padrinho da Toca da Empada foi Júnior Ramos. Sem ele, o negócio nunca teria acontecido. Ele foi o grande responsável pela realização da parceria.

Quem pode apadrinhar você para que o negócio dê certo com o parceiro potencial?

No seu caso, quem você conhece que teria um interesse em ver o negócio dar certo? Que associado mútuo a sua empresa e o potencial parceiro tem? Que terceiro você poderia chamar para articular uma parceria interessante?

O padrinho é fundamental para o sucesso da parceria. Não pule essa etapa.

3. Apresente sua proposta de valor para o parceiro potencial.

Uma vez que o padrinho fizer a ponte com o parceiro potencial, apresente o que você tem a oferecer para a clientela do seu parceiro.

Demonstre em detalhes como a sua proposta de valor vai trazer mais negócios para o parceiro. Use a Fórmula Domino's para formular essa proposta para seu parceiro. Da mesma forma que precisa desenvolver uma proposta de valor para seu cliente, precisa desenvolver uma para o parceiro potencial.

4. Encaixe o seu negócio no processo de negócio do seu parceiro

Esse é o passo da implementação.

Para Paula Fernandes, isso simplesmente significou subir no palco e estar com a linhas telefônicas abertas para ser contratada depois.

Para o seu negócio, talvez você precise de planejamento logístico. Mas se já tiver um negócio desenvolvido, essa tarefa não deve intimidá-lo(a). Lembre-se: o foco do seu negócio é agregar valor. Essa oportunidade vai permitir que cresça seu negócio de forma geométrica. Crescer seu negócio significa atingir mais pessoas e ter a capacidade de agregar mais valor ainda.

Agora, aja

Hora de implementar a Fórmula no seu próprio negócio! O que quer que esteja vendendo, já existe alguém que alcança o seu cliente ideal.

Inicie no primeiro passo e encontre uma forma mutualmente beneficial de fazer negócios em parceria.

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Fórmula Domino’s: Como desenvolver uma proposição de valor clara em 5 minutos

“Sua pizza entregue em 30 minutos ou menos, ou é de graça!”

Com essa frase, Domino’s Pizza conquistou o mercado mundial.

Como?

Essa frase comunica de forma sucinta a proposição de valor da Domino’s Pizza. Como essa proposição de valor conectou com centenas de milhões de pessoas, Domino’s Pizza cresceu a uma velocidade vertiginosa.

E se fosse possível você crescer seu negócio rapidamente também, alavancando essa fórmula da Domino’s Pizza?

Neste artigo, você vai aprender a a Fórmula Domino’s para identificar e comunicar a sua proposição de valor.