3 Passos Simples Para Sustentar Bons Hábitos (Você Vai Amar O #2) - Martin Messier

3 Passos Simples Para Sustentar Bons Hábitos (Você Vai Amar O #2)

Estive testando uma nova estratégia para construir bons hábitos e está dando certo! A estratégia é fácil e tem apenas três regras.

Primeiro, vou lhe contar as três regras. Depois, vou lhe explicar como estou aplicando a estratégia e oferecer alguns exemplos de como você pode pô-los em prática.

Funciona assim:

Seguem as regras:

  1. Você precisa começar com uma versão do hábito que seja MUITO fácil para você. Precisa ser tão fácil que não consegue se recusar a fazê-lo e que não seja tão difícil no início.
  2. Você precisa aumentar a intensidade do hábito todos os dias, mas com um incremento minúsculo.
  3. Depois de aumentar a intensidade de seu hábito, as repetições precisam continuar fáceis. O hábito todo deve ser partido em trechos mais fáceis se for preciso.

Agora, vamos falar sobre a aplicação dessa estratégia na vida real. Estou usando as três regras da forma seguinte:

O Hábito das Flexões

FlexõesQuanto mais flexões eu faço, mais magro eu fico. Por esse motivo, decidi recentemente de fazer das flexões um hábito diário. Decidi usar as três regras que expliquei acima para acrescentar mais flexões a minha rotina.

Quando eu chegar a números maiores, vou fracioná-los em séries menores e mais fáceis. Por exemplo, para fazer 50 flexões, eu poderia fazer três séries: 20, 20, 10. O dia seguinte, acrescentarei mais uma para que fique 20,20,11. Ou então posso reduzir o tempo necessário para completar a série.

Temos alguns fatores em jogo aqui.

Primeiro, como eu comecei com um hábito muito fácil no início, estou aumentando minha capacidade de trabalho. Em outras palavras, estou focado primeiro no volume, que me permitirá de lidar com a intensidade de um hábito maior depois.

Segundo, como estou aumentando o desafio com pequenos incrementos diários, meu corpo consegue se recuperar e crescer. Nesse meio tempo, se eu tivesse iniciado com uma tarefa maior ou mais difícil, eu teria reduzido minha capacidade de me adaptar à medida que o hábito aumentasse em intensidade.

Terceiro, como estou fracionando o hábito em três séries que sempre são fáceis, estou reduzindo a carga mental necessária para realizar a tarefa. De certa forma, essas séries fáceis são divertidas e requerem pouquíssima motivação para serem completadas.

Mais importante ainda: estou focado na execução da tarefa e no desenvolvimento do hábito em vez de me concentrar no resultado final. Estou desenvolvendo constância, e essa é uma qualidade útil em inúmeras áreas da vida.

Como você pode aproveitar isso na vida real?

Seguem algumas formas de você usar essa estratégia para construir novos hábitos.

Meditação. Quer meditar com maior constância e se sentir mais presente?

  • MeditaçãoNo primeiro dia, medite durante 60 segundos.
  • No seguundo dia, medite durante 70 segundos.
  • Continue neste padrão até você atingir uma duração que lhe satisfaça ou que seja longa demais para ser executada em apenas uma sessão. Por exemplo, 10 minutos de meditação pode ser demais para seu ritmo de vida. Ao chegar neste ponto, fracione sua sessão em trechos mais fáceis. Por exemplo, medite durante 5 minutos de manhã e 5 minutos de noite.

Caminhar. Compre um aparelho que meça o número de passos que dá em um dia (pedômetro, aplicativo no celular, etc.)

  • Mulher andandoNo primeiro dia, vai andar 1.000 passos (o que a maioria das pessoas já faz todo dia).
  • No segundo dia, vai acrescentar 100 passos e caminhar um total de 1.100 passos. Isso é um incremento muito pequeno.
  • Siga este padrão até que caminhar se torne uma carga de tempo excessiva. Digamos que seja 10.000 passos em um dia. Quando chegar nesse ponto, você pode querer fracionar seu tempo de caminhada em sessões mais curtas de corrida.


Leitura
. Gostaria de ler mais livros?

  • Lendo um livroNo primeiro dia, vai ler durante um minuto.
  • No segundo dia, vai ler durante dois minutos.
  • Siga este padrão até que leia durante um período que lhe satisfaça ou que seja longo demais para ser executado em apenas uma sessão. Por exemplo, pode ser que ler durante mais de 20 minutos seja um impecilho para você. Se quiser ler durante 30 minutos, fracione sua leitura em sessões de 10 minutos.

Pode parecer que estes ganhos sejam pequenos demais, especialmente no início. Mas pequenos hábitos podem render um progresso supreendente.

Se você executar os exemplos que citei acima durante um mês, olhe o que aconteceria:

  • Se você começar com 10 flexões e acrescentasse 1 por dia, você faria 775 flexões em 30 dias.
  • Se você começar com 1 minuto de leitura e acrescentasse 1 minuto por dia, você leria durante mais de 8 horas em 30 dias (o que permitiria ler um livro de 400 páginas todo mês).
  • Se você começar dando 1.000 passos e acrescentasse 100 por dia, você andaria um total de 77.500 passos (mais de 62 km) em 30 dias.

Teste as três regras

Essas três regras para sustentar bons hábitos são simples, mas dão certo.

Aqui estão mais uma vez:

  1. Você precisa começar com uma versão do hábito que seja MUITO fácil para você. Precisa ser tão fácil que não consegue se recusar a fazê-lo e que não seja tão difícil no início.
  2. Você precisa aumentar a intensidade do hábito todos os dias, mas com um incremento minúsculo.
  3. Depois de aumentar a intensidade de seu hábito, as repetições precisam continuar fáceis. O hábito todo deve ser partido em trechos mais fáceis se for preciso.

Teste e veja em que dá!

Martin Messier
 

Martin Messier é Canadense e mora no Brasil desde 2003. É CEO do grupo Toca da Empada, que fatura 7 dígitos anualmente. Ajudou empreendedores do mundo todo a focar seus negócios, desenvolver estratégias de crescimento e levá-los a faturamentos de 5 e 6 dígitos mensais.

Clique Aqui Para Deixar Um Comentário Abaixo 0 comentários